Viver enquanto há tempo

Hoje, um episódio recente na clínica me atravessou de um jeito que não estava esperando. Não foi uma reflexão construída com calma, nem uma elaboração teórica; foi um impacto direto, desses que passam pelo corpo antes de virar pensamento. A morte tem esse efeito estranho de nos arrancar do automático e nos obrigar a olhar para a vida sem os filtros que usamos no dia a dia.
Percebi o quanto temos vivido de forma automática — não só nas rotinas, no trabalho, nas obrigações, mas na própria existência. Vivemos como se tudo fosse complexo demais, difícil demais, pesado demais para começar. Como se viver exigisse uma preparação constante, uma versão ideal de nós mesmos que nunca chega. Pensamos demais, adiamos demais, esperamos demais — enquanto a vida segue acontecendo agora, do lado de fora, sem pedir licença.
Existe um mundo inteiro disponível: experiências simples, encontros possíveis, pequenos prazeres cotidianos. Mas deixamos tudo isso passar ocupados com preocupações vazias, com medos que ganham um tamanho desproporcional, com exigências internas que nos paralisam. Nesse excesso, nos bloqueamos, nos privamos e nos afastamos daquilo que poderia ser vivido de forma mais leve. Agimos como se fosse preciso estar totalmente estruturado, emocionalmente organizado e seguro para só então viver — quando, na verdade, é o próprio viver que estrutura, organiza e fortalece.
Hoje me dei conta de que cansei de ficar parado no tempo. Cansei de acreditar que primeiro preciso planejar tudo, controlar tudo e resolver tudo para só depois agir. Essa lógica nos engana e nos mantém imóveis, enquanto o tempo segue avançando. A vida não espera que estejamos prontos; ela acontece apesar das nossas inseguranças.
Aos poucos, fica claro que a vida é mais simples do que temos feito dela. Não simples no sentido de fácil ou sem dor, mas simples no sentido do essencial. Ela pede menos controle e mais presença, menos perfeição e mais movimento. Pede que a gente faça, mesmo com medo. Que vá, mesmo sem garantia. Que viva, mesmo sem ter todas as respostas.
Quando a vida acaba, não há mais o que ser feito — e hoje isso ficou evidente de um jeito muito concreto. Não há tempo para permissões adiadas, para vontades guardadas, para versões futuras de nós mesmos que nunca existiram. A opinião e o julgamento dos outros perdem qualquer relevância diante desse limite final. O que resta é a pergunta silenciosa sobre como vivemos enquanto havia tempo.
É esse tipo de pergunta que, muitas vezes, traz alguém até o consultório — não a busca por respostas prontas, mas o espaço para parar, olhar para dentro e entender o que tem impedido a própria vida de acontecer com mais presença.
Talvez este texto seja apenas um desabafo. Talvez seja um lembrete para mim mesmo. Mas se tocar alguém que também esteja vivendo no automático, esperando o momento certo para começar, ele já cumpre um sentido. A vida não exige perfeição nem controle absoluto; ela exige presença. E, gostemos ou não, ela está acontecendo agora.
Trilha sonora deste texto: Epitáfio - Titãs



Comentários